quinta-feira, 5 de março de 2015

Resenha: O Ladrão de Raios





Título: O Ladrão de Raios
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Idioma: Português (Idioma original: Inglês)
Gênero: Aventura
Crítico: Karoline Antunes




“Você irá para oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado,e o verá devolvido em segurança.Você será traído por aquele que o chama de amigo.E, no fim, irá fracassar em salvar o que mais importa.”  - Oráculo
       Olá pessoal! Iremos falar nesta Onda Literária sobre o livro um da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Inicialmente iremos conhecer Perseu Jackson (Chamado com mais freqüência de Percy) um adolescente de doze anos que está sempre se metendo em encrencas e correndo o risco de ser expulso do colégio interno pela sexta vez consecutiva. Ele não sabe, mas ele é um semideus filho de Poseidon,  um dos três deuses mais fortes do olimpo. Sempre defendendo seu amigo Groover que é um sátiro (meio humano meio bode), ele se mete em encrencas, mas ele nem imagina que na verdade Groover é quem está responsável por defendê-lo dos monstros e perigos da mitologia grega.

       Durante uma excursão Percy consegue ver em sua professora uma criatura nunca vista por ele antes, isso porque alguns semideuses  por não terem conhecimento sobre a sua verdadeira historia acabam não conseguindo enxergar os monstros que estão ao redor (isso acontece com os humanos também, por causa de uma espécie de névoa que fazem com que eles enxerguem apenas o que querem).Descobrindo sobre sua origem e sobre seu amigo Groover, Percy acaba por entender também o porquê de alguns talentos que ele tem, como respirar debaixo d’água. Assim, acaba sendo enviado para o Acampamento Meio Sangue,  onde todos os semideuses vão para serem treinados e também protegidos, pois monstros não ultrapassam os limites do acampamento.Durante o trajeto até o acampamento ele é atacado pelo Minotauro e acaba se ferindo, tendo que ficar descansando e pensando sobre a descoberta mais importante de sua vida.

         No acampamento ele conhece Annabeth, filha de Atena  que se torna sua amida e Luke, filho de Hermes. O que desencadeia as aventuras deste livro é o fato de Percy ser acusado de ter roubado o raio-mestre de Zeus fazendo então com que ele fosse enviado ao Oráculo para ouvir uma profecia (citada no início) que o ajudará ou colocará a sua vida ainda mais em perigo. Por causa desta profecia, Percy, Groover e Annabeth saem em uma missão em busca do raio-mestre para provar a Zeus a sua inocência. No caminho eles são surpreendidos por diversas criaturas, como a medusa e  por alguns deuses, como Ares.

           A saga Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan é composta por cinco livros (O Ladrão de Raios, O mar de Monstros, A maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano) de aventura e fantasia. O livro é incrível, pois o autor encaixa os fatos e os personagens da mitologia grega adaptando à história e contextualizando com a atualidade.  Por ter feito tanto sucesso o livro ganhou adaptação para filme (que apesar de ser bom, deixa de ressaltar coisas interessantes que se passam no livro). 


Espero que se apaixonem pelo livro e pelo filme, aguardamos os comentários, não deixem de curtir a nossa página e até a próxima onda!




1 Comentários:

  1. Eu também posso comentar?? haha
    Adoro essa série, já sou apaixonada pela Mitologia Grega, mas esses livros colocam tudo isso na nossa realidade de um modo impressionante. E com certeza você me fez querer tirá-los da prateleira pra ler novamente!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo :)