quarta-feira, 15 de abril de 2015

Resenha: Reconstruindo Amélia




Título: Reconstruindo Amélia
Autor: Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Idioma: Português (Idioma original: Inglês)
Gênero: Romance
Crítico: Precious Películas de Unha



Existem leituras que comovem o leitor, mas que não despertam emoções mais profundas. 
Escrito pela autora Kimberly McCreight, Reconstruindo Amélia é um livro de suspense, o tipo de história que atrai e instiga a querer ler mais e mais. Os ingredientes estão ali e muito bem misturados: suspense + drama + romance, o livro traz um relato doloroso de uma mãe Kate(advogada,mãe solteira) que está tentando entender a morte de sua filha,adolescente exemplar,excelente alunar,leitora voraz e uma excelente amiga além de ser uma pessoa muito justa.Misterioso do início ao fim, a cada nova pista ficamos sem saber quem é inocente e quem é culpado pela morte de Amélia( isso se realmente foi um assassinato). Praticamente todos os personagens se tornam suspeitos e acompanhamos conforme Kate vai tentando juntar as peças do que acontecia na vida da filha que a levou até aquele ponto.


O livro é narrado por dois pontos de vista, o de Kate - no presente e investigando a morte da filha; e o de Amélia - no passado, onde vemos as situações que ela passou nas semanas anteriores ao acontecimento. A escrita da autora nos deixa curiosa e teorizando sobre o possível assassino, já que a mãe tem certeza de que não foi um suicídio.



O livro não deixa pontas soltas, e até mesmo aquilo que pensávamos ser irrelevante tem uma importância no desfecho que nos surpreende. O desenrolar do mistério foi bem pensado e eu particularmente não havia pensado naquela possibilidade, mas o que me deixou 'chocada' foram as circunstâncias que levaram até a morte de Amélia. Quando terminamos de ler e paramos para pensar como tudo se encaixa, chega dar medo de como um simples ato pode causar tanto estrago.

A única coisa que me incomodou foi o final. Na minha opinião, apesar de ter sido perturbador, a autora de tantos caminhos que ela poderia ter encaminhado o desfecho ela escolheu o mais fraco. Na tentativa de fugir do óbvio e surpreender mais uma vez o leitor (como ocorre por todo o livro), a autora não me convenceu como deveria. Não deixou de ser trágico e apropriado, mas dava para ter sido mais impactante. Porém, não deixe que isso seja um empecilho para vocês lerem o livro, o final não é ruim só poderia ter sido melhor.

Intenso, envolvente e surpreendente. Reconstruindo Amélia é ao mesmo tempo um livro de suspense e drama com um pouco de romance, onde não é apenas sobre a procura do assassino, mas também sobre as relações familiares e em como poderíamos fazer mais pela nossa família. Percebemos como a correria do dia a dia afeta a comunicação entre as pessoas e acabamos não conhecendo quem são os outros de verdade.

É uma ótima pedida se você gosta de livros que te faz raciocinar e teorizar durante a leitura. Apesar de ser uma história intensa e dramática a escrita é bem leve, é sensacional na simplicidade das palavras a autora consegue nos deixar atordoados, é uma avalanche de emoções que não só comove o leitor, como também, o emociona da primeira a última página.

Se você gostou da resenha, não deixe de comentar e curta nossa fã page no facebook clicando aqui. Até a próxima onda!


1 Comentários:

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo :)